Capítulo 8 – O Jardim das Histórias Não Lidas
Analice caminhou por uma alameda estreita, ladeada por arbustos de papel amarelado. As folhas não balançavam com o vento, mas com o murmúrio de vozes antigas, notícias que não haviam sido publicadas, fatos que não tinham encontrado lugar entre o escândalo e a pressa. Ali, tudo parecia esperar há muito tempo — não por alguém, mas por uma atenção que nunca chegava.
No alto de uma cerca viva, um letreiro torto balançava como se tivesse sido pendurado às pressas por um repórter nervoso:
JARDIM DAS HISTÓRIAS NÃO LIDAS
ENTRADA LIVRE. SAÍDA, INSTRUÇÕES POSTERIORES.
— Finalmente um lugar que não quer me vender nada — murmurou Analice.
O jardim era bonito de um modo quase ofensivo. Havia roseiras de folhas recortadas em formato de boletim, árvores com troncos feitos de páginas dobradas e lagos pequenos, silenciosos, onde se refletiam cenas que nunca haviam dado manchete: uma menina repartindo pão com o irmão, um homem limpando o balcão de uma padaria de madrugada, uma viúva regando plantas sem ninguém notar. Cada imagem tinha a estranha dignidade do que não foi explorado por ninguém.
Analice se aproximou de um canteiro em que cresciam letras soltas, caídas do céu editorial. Ao tocá-las, elas se reorganizavam em frases simples, sem adornos:
“Ela esperou o ônibus.”
“Ele voltou para casa.”
“Alguém disse obrigado.”
“Uma janela acendeu no escuro.”
Ela leu em voz alta e não aconteceu nada espetacular. Não cresceu, não encolheu, não houve sirenes, nem vinhetas, nem o horror de um plantão urgente. Apenas uma sensação discreta, quase inconveniente, de que o mundo continuava existindo sem pedir permissão.
— Isso não rende título — disse uma voz atrás dela.
Era o Gato do Auditório. Ou melhor, o que restava dele: um sorriso suspenso entre os galhos, como se o corpo tivesse sido deixado em algum outro programa, em algum outro canal.
— Talvez por isso seja importante — respondeu Analice.
— Cuidado. Você está quase aprendendo a desconfiar do espetáculo — disse o Gato. — Isso costuma estragar carreiras.
Ele circulou ao redor dela sem tocar o chão.
— Aqui, tudo o que não virou manchete ainda respira. Mas respira baixo. Respira no canto. Respira onde ninguém faz corte.
Analice olhou em volta. Havia placas pequenas presas às árvores:
“Notícia sobre uma mãe que não desistiu.”
“Homem encontrou coragem e não soube a quem contar.”
“Choveu sobre uma casa vazia, e ninguém chamou isso de tragédia.”
“Uma criança adormeceu no colo da avó.”
Ela sentiu um incômodo novo. Não era tristeza. Era uma espécie de vergonha tardia, como se tivesse passado a vida inteira procurando o erro no lugar errado.
— Sempre me disseram para buscar o que é grande — falou. — O urgente. O que interrompe. O que faz barulho.
— E encontraram? — perguntou o Gato.
— Sim. Mas talvez o barulho tenha encontrado vocês primeiro.
O sorriso do Gato se abriu um pouco mais, quase afetuoso.
— Agora você está falando como alguém que já cansou de ser usada pela própria pauta.
O editor do fim
Foi então que o jardim escureceu um pouco. Não por falta de luz, mas porque algo se aproximava com a gravidade de uma má notícia bem escrita.
Do fundo da alameda surgiu um homem alto, magro, trajando um paletó escuro com lapelas costuradas em recortes de primeira página. Tinha os olhos de quem nunca pisca antes de publicar. Carregava uma pasta grossa e uma caneta como se fossem armas de estado.
— O Editor do Fim — sussurrou o Gato, sem perder o sorriso.
— Fim de quê? — perguntou Analice.
— De tudo que ainda está tentando ser contado sem espetáculo — respondeu ele, parando à distância exata de um constrangimento editorial. — O jardim está fora da linha editorial. Isso precisa ser corrigido.
A voz dele não tinha raiva. Tinha pior: certeza.
— Corrigido? — repetiu Analice.
— Sim. O excesso de silêncio está prejudicando a credibilidade. As pessoas precisam de sequência, de clímax, de encerramento com gancho. O mundo não suporta histórias sem ruído suficiente.
O Gato riu de leve.
— Ele quer um final com audiência.
— Quero um final que faça sentido comercial — disse o Editor do Fim. — Sentido, hoje em dia, é uma palavra cara.
Analice olhou para as plantas, para as frases pequenas, para o jardim inteiro que respirava sem pressa.
— E se eu não quiser terminar assim?
O Editor abriu a pasta. Dentro, havia páginas já impressas com o final da história. Não era uma previsão; era uma imposição. As últimas linhas estavam datilografadas, frias, prontas para a circulação.
— Todos querem o desfecho — disse ele. — O público, os patrocinadores, a máquina. O problema é que o desfecho não quer vocês.
A recusa
Analice pegou uma das páginas. Leu o que já tinha sido escrito sobre seu próprio fim. A frase era bonita demais para ser verdadeira e simples demais para ser justa. Dizia que ela voltava à redação, que aprendia a reduzir tudo a uma boa escalada, que deixava o jardim para trás e voltava a ser só repórter.
Ela dobrou a folha com calma.
— Isso é muito limpo — disse.
— Limpo vende — respondeu o Editor.
— E também apaga.
O silêncio caiu entre os três. O Gato pareceu diminuir de tamanho, o que, nele, equivalia a ganhar densidade.
— Ela entendeu — comentou o Gato.
— Entendeu o quê? — perguntou o Editor.
— Que um final não precisa obedecer à pressa de ninguém.
Analice então fez o que ninguém esperava de uma jornalista acostumada à urgência: sentou-se no meio do caminho. No chão de terra úmida, entre letras caídas e páginas sem título, ela cruzou as pernas e respirou fundo.
— Não vou encerrar do jeito que vocês mandaram — disse. — Se este livro vai acabar, vai acabar com alguma verdade. Mesmo pequena. Mesmo torta. Mesmo sem trilha sonora.
O Editor franziu a testa.
— Verdade não fecha bloco.
— Talvez por isso ela dure mais.
O Gato do Auditório inclinou o sorriso, quase orgulhoso.
— Agora sim — disse. — Você está deixando de ser personagem e começando a ser autora do próprio susto.
O Editor do Fim hesitou. Pela primeira vez, pareceu menos absoluto.
Lá longe, o jardim inteiro se moveu como se tivesse ouvido. As histórias não lidas começaram a subir pelos galhos, a reorganizar-se, a pedir voz. Não como um tumulto, mas como uma reclamação antiga que enfim descobria o caminho da garganta.
Analice se levantou.
Sabia que ainda havia um fim pela frente. Sabia também que ele não seria limpo, nem rápido, nem conveniente. Mas pela primeira vez desde que caíra nesse mundo, compreendeu que terminar não era apagar. Era escolher o que fica depois do barulho.
E, com essa certeza incômoda, seguiu adiante pelo jardim, enquanto o Editor do Fim observava, já começando a perceber que nem todo final obedece a quem o escreve.
Reacties
Een reactie posten