Doorgaan naar hoofdcontent

Wim Kok: de sindicalista a Primeiro Ministro da Holanda [por Frederico Ilek]

Em tempos de colapso das utopias e pragmatismo de planilha, parece quase subversivo lembrar que, por oito anos, um ex-sindicalista comandou uma das economias mais eficientes da Europa. Wim Kok, primeiro-ministro dos Países Baixos entre 1994 e 2002, era um homem de voz calma, rosto retangular e ideias que, embora forjadas no chão de fábrica e nos corredores dos sindicatos, não causavam arrepios em banqueiros, CEOs ou tecnocratas de Bruxelas.

No Brasil, onde a palavra “sindicalista” costuma disparar alertas no mercado financeiro, a ascensão de alguém como Kok pareceria um roteiro de sátira política. Mas na Holanda dos anos 90, isso foi apenas... sensato.

Filho de um carteiro e educado na prestigiosa Nyenrode Business Universiteit — uma escola privada voltada à elite empresarial — Kok liderou, nos anos 80, a poderosa Federação dos Sindicatos Holandeses (FNV). Foi peça-chave no Acordo de Wassenaar, em 1982, que selou uma aliança entre sindicatos e empregadores para conter a inflação e o desemprego. Negociador nato, foi alçado à política institucional como ministro das Finanças em 1989, antes de se tornar primeiro-ministro em 1994.

Sua ascensão marcou a famosa coalizão "roxa", unindo trabalhistas (PvdA), liberais (VVD) e centristas (D66) — um pacto inusitado entre vermelho e azul. Como líder do país, Kok implementou reformas profundas: redução do déficit público, flexibilização do mercado de trabalho e privatizações estratégicas. O chamado “modelo holandês” de conciliação — o polder model — foi celebrado como exemplo de equilíbrio entre competitividade econômica e coesão social.

No entanto, a face menos gloriosa de seu legado começou a emergir já durante seu governo. As reformas reduziram direitos trabalhistas em nome da “modernização” e algumas privatizações foram vistas como favorecimento a setores corporativos. Após deixar o cargo, Kok assumiu cargos de liderança em conselhos de gigantes como Shell, ING, TNT e KLM — justamente empresas beneficiadas por sua política econômica. Isso rendeu críticas de que teria abandonado os trabalhadores para se aliar aos oligarcas.

Além disso, sua gestão foi marcada por um dos episódios mais traumáticos da política externa holandesa: o massacre de Srebrenica, em 1995, quando tropas holandesas da ONU falharam em proteger mais de 8.000 muçulmanos bósnios. O relatório do Instituto Holandês para Documentação de Guerra (NIOD), publicado em 2002, atribuiu responsabilidade indireta ao governo. Em um gesto raro de responsabilidade política, Kok e todo o gabinete renunciaram coletivamente — um ato louvado por uns, considerado tardio por outros.

Depois de deixar a política, Kok seguiu atuando como conselheiro empresarial e como mediador em questões europeias, promovendo integração e reformas administrativas até sua morte em 20 de outubro de 2018, aos 80 anos.

A trajetória de Kok expõe um dilema contemporâneo: é possível governar com eficiência sem trair princípios? Seu sucesso foi medido em números — crescimento, desemprego, superávit — mas seu legado simbólico permanece ambíguo. Para muitos, ele simboliza a transformação da social-democracia europeia em uma gestora de consensos técnicos, e não mais em força de contestação social.

No fim das contas, Wim Kok talvez não tenha sido um traidor da causa trabalhista, mas sim o prenúncio de sua metamorfose. Em tempos em que a esquerda busca se reencontrar com sua base, olhar para sua figura — admirada e criticada com igual intensidade — é olhar para o espelho do que a política se tornou: uma arte de equilíbrio entre eficiência e coerência. Nem sempre bem-sucedida.

Referências:

Biografia oficial 

– Wiardi Beckman Stichting: https://wbs.nl/personen/wim-kok/“Wim Kok: vakbondsman werd premier” – NOS.nl (2018): 

https://nos.nl/artikel/2254605"Wim Kok weg als commissaris bij Shell" – de Volkskrant (2009)

“Srebrenica massacre: Dutch government resigns” – The Guardian (2002)Gielens, R. (2007). 

Dutch Consensus Politics in Transition. Amsterdam University Press.OECD Economic Surveys: Nederlands (2000)

Reacties

Populaire posts van deze blog

O Brasil se digitalizou antes de se alfabetizar (por Frederico Ileck)

Entre memes e desinformação, o país da internet rápida e da escola lenta tropeça no próprio atraso Em 2024, o Brasil contava com mais de 84% da população conectada à internet — mais de 181 milhões de pessoas com acesso à web, de acordo com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Em contrapartida, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua ude Educação, cerca de 11 milhões de brasileiros ainda são analfabetos — o equivalente à população de Portugal. Pior: se considerarmos os semianalfabetos, que conseguem juntar letras mas não compreendem o que leem, o número salta para quase 38 milhões de pessoas, conforme estimativas do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional). A matemática é simples e assombrosa: temos mais brasileiros conectados do que alfabetizados. A frase, que pode parecer exagerada, é uma síntese cruel do Brasil contemporâneo: um país onde o acesso à internet precedeu o acesso à compreensão. Um país onde os dedos navegam a...

Alli Willow e o ofício de existir em cena (por Frederico Ileck)

O Festival de Cinema de Rotterdam terminou esta semana e, entre tantos filmes, um trailer em especial me chamou a atenção: o de Yellow Cake. Em poucos segundos, a presença de Tânia Maria, com sua espontaneidade quase desarmante, já tornava o filme mais interessante do que o esperado. Logo depois, surge outra atriz, com um inglês polido, quase impecável. “Já vi esse rosto em algum lugar”, pensei. Fui aos créditos e lá estava: Alli Willow. Para minha surpresa, era a mesma atriz de Bacurau e de outras produções nacionais recentes — muitas delas, surpreendentemente boas. Foram poucos segundos de imagem, mas suficientes para reativar uma antiga paixão pelo cinema nacional. Fui atrás do contato da atriz e acabei conseguindo entrevistá-la. A impressão inicial se confirmou rapidamente: Alli Willow vem se consolidando como uma das presenças mais instigantes de sua geração. Ora, bastava digitar seu nome para que surgissem participações em séries e filmes — uma mais intere...

KALL MALX E O PLANO INFALÍVEL DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS (por Frederico Ileck)

Meu caros leitores, confesso sem pudor nenhum: sou um cartunista frustrado. Não de hoje. Já tentei de tudo pra vingar nessa arte nobre e ingrata, mas o mercado, a vida e minha caligrafia, meus péssimos rascunhos conspiraram contra mim. Entretanto, tenho meus eurekas. Momentos em que o cosmo e o Walter Mercado (ligue giá) me sopra uma ideia e eu, humilde servo da inspiração, pego o lápis e faço merda! Minha especialidade — se é que posso chamar assim — é misturar figuras monstruosas, filosóficas ou simplesmente patéticas com personagens de desenho animado. Já produzi obras que a posteridade ainda não soube apreciar: Mickey Myers (Mike Myers + Mickey Mouse); Dolly Kroeger (Dollynho seu amiguinho + Freddy Krueger); e o clássico Kall Malx (Cebolinha + Karl Marx), um filósofo revolucionário de planos Infalíveis. Pois bem. Estava eu revisitando o passado glorioso desta república de meu deus chamada Brazilzil quando me deparei com uma pérola da Veja de outubro de 1987. Um sargento de ...