Doorgaan naar hoofdcontent

Sabia como detectar um fascista? Eles nadam no raso, nunca se aprofundam (por Frederico Ileck)

Sabia como detectar um fascista? Eles nadam no raso, nunca se aprofundam !

Como detectar um fascista? A resposta habita na superfície. Eles são exímios nadadores do raso; pessoas que transformaram a recusa ao mergulho em uma filosofia de vida.

​A Banalidade como Refúgio

​Hannah Arendt, ao observar o julgamento de Adolf Eichmann, não viu um demônio de chifres, mas algo muito mais assustador: um homem medíocre. Eichmann era o burocrata perfeito, aquele que trocou a consciência pelo manual de instruções. O fascista não é necessariamente "mau" por natureza, mas é alguém que abdicou da faculdade de julgar. Para ele, o pensamento crítico é um peso; a obediência cega, um alívio. O mal torna-se banal porque é praticado por quem parou de se perguntar "por quê?".

​A Cela do Vocabulário Curto

​Umberto Eco nos alertou sobre o "Ur-Fascismo" e sua obsessão pela pobreza vocabular. Isso não é falta de estudo, é uma estratégia de sobrevivência psicológica. Se você reduz as palavras, você reduz o mundo. No vocabulário fascista, não há espaço para "ambiguidade", "alteridade" ou "nuance". O slogan e o meme substituem a frase; o grito substitui o argumento. Quando a linguagem encolhe, a alma também se apequena, pois só conseguimos sentir aquilo que conseguimos nomear.

​A Armadura da Rigidez

​Theodor Adorno identificou a "Personalidade Autoritária" como alguém que pensa em blocos maciços: "nós contra eles", "força versus fraqueza". Para o fascista, a complexidade da vida adulta é aterrorizante. O mundo é caótico, e a nuance exige uma maturidade que eles não querem ter. Por isso, constroem inimigos imaginários e complôs onipresentes — é mais fácil lutar contra um "monstro" externo do que lidar com as próprias frustrações internas. A brutalidade, para eles, é a única forma de coragem que conhecem, pois a sensibilidade exige uma exposição que eles não suportam.

​O Uso Perverso da Liberdade

​Karl Popper nos lembrou que a sociedade aberta é frágil porque seus inimigos usam a própria linguagem da liberdade para asfixiá-la. O fascista contemporâneo clama por liberdade para poder oprimir; pede "debate" apenas para destruir o espaço do diálogo. Ele busca líderes fortes porque tem pavor da responsabilidade de ser livre.

A Vacina é o Fôlego

​O fascista é, em última análise, alguém que tem medo de se afogar na imensidão do ser humano. Ele prefere a poça d’água porque ali ele sente o chão sob os pés, mesmo que a água seja turva e estagnada.

​A resistência não é apenas política, é intelectual e sensorial. A vacina contra o fascismo é o mergulho. É ler o que nos desconforta, é ouvir quem pensa diferente, é aceitar que a realidade não cabe em um post de rede social.

​Quem aprende a beleza das profundezas nunca mais aceita ser confinado no raso.


Reacties

Populaire posts van deze blog

O Brasil se digitalizou antes de se alfabetizar (por Frederico Ileck)

Entre memes e desinformação, o país da internet rápida e da escola lenta tropeça no próprio atraso Em 2024, o Brasil contava com mais de 84% da população conectada à internet — mais de 181 milhões de pessoas com acesso à web, de acordo com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Em contrapartida, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua ude Educação, cerca de 11 milhões de brasileiros ainda são analfabetos — o equivalente à população de Portugal. Pior: se considerarmos os semianalfabetos, que conseguem juntar letras mas não compreendem o que leem, o número salta para quase 38 milhões de pessoas, conforme estimativas do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional). A matemática é simples e assombrosa: temos mais brasileiros conectados do que alfabetizados. A frase, que pode parecer exagerada, é uma síntese cruel do Brasil contemporâneo: um país onde o acesso à internet precedeu o acesso à compreensão. Um país onde os dedos navegam a...

Alli Willow e o ofício de existir em cena (por Frederico Ileck)

O Festival de Cinema de Rotterdam terminou esta semana e, entre tantos filmes, um trailer em especial me chamou a atenção: o de Yellow Cake. Em poucos segundos, a presença de Tânia Maria, com sua espontaneidade quase desarmante, já tornava o filme mais interessante do que o esperado. Logo depois, surge outra atriz, com um inglês polido, quase impecável. “Já vi esse rosto em algum lugar”, pensei. Fui aos créditos e lá estava: Alli Willow. Para minha surpresa, era a mesma atriz de Bacurau e de outras produções nacionais recentes — muitas delas, surpreendentemente boas. Foram poucos segundos de imagem, mas suficientes para reativar uma antiga paixão pelo cinema nacional. Fui atrás do contato da atriz e acabei conseguindo entrevistá-la. A impressão inicial se confirmou rapidamente: Alli Willow vem se consolidando como uma das presenças mais instigantes de sua geração. Ora, bastava digitar seu nome para que surgissem participações em séries e filmes — uma mais intere...

KALL MALX E O PLANO INFALÍVEL DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS (por Frederico Ileck)

Meu caros leitores, confesso sem pudor nenhum: sou um cartunista frustrado. Não de hoje. Já tentei de tudo pra vingar nessa arte nobre e ingrata, mas o mercado, a vida e minha caligrafia, meus péssimos rascunhos conspiraram contra mim. Entretanto, tenho meus eurekas. Momentos em que o cosmo e o Walter Mercado (ligue giá) me sopra uma ideia e eu, humilde servo da inspiração, pego o lápis e faço merda! Minha especialidade — se é que posso chamar assim — é misturar figuras monstruosas, filosóficas ou simplesmente patéticas com personagens de desenho animado. Já produzi obras que a posteridade ainda não soube apreciar: Mickey Myers (Mike Myers + Mickey Mouse); Dolly Kroeger (Dollynho seu amiguinho + Freddy Krueger); e o clássico Kall Malx (Cebolinha + Karl Marx), um filósofo revolucionário de planos Infalíveis. Pois bem. Estava eu revisitando o passado glorioso desta república de meu deus chamada Brazilzil quando me deparei com uma pérola da Veja de outubro de 1987. Um sargento de ...