Doorgaan naar hoofdcontent

As Armadilhas das Bets: Jovens, Apostas e as Ilusões do Dinheiro Fácil [por Frederico Ileck]

Em um armazém de uma loja de móveis em Heerlen, no sul da Holanda, dois colegas começam a trocar frustrações. Achei que era uma namorada ou o cachorro que havia comido a lição de casa deles, mas não. Porém lembrei que havia algo inusitado entre os dois e já haviamos conversado antes sobre o assunto com um deles.

O Real Madrid havia perdido para o Barcelona no dia anterior. Para mim nada demais. Para eles haviam os seguintes comentários: "Se o Yamal chutasse três vezes ao gol, ganhava cem euros. Se o Vini Jr marcasse um gol, virava 500. E se fosse de cabeça, a aposta dobrava!", lamentavam. Um deles ri, meio conformado: "Coloquei cinquenta euros achando que era certo... perdi tudo". Eles não tinham comentado comigo dias antes, mas agora revelavam que haviam ignorado meu conselho de não colocar dinheiro em apostas. 
Uma semana depois, o destino deu aquele drible da vaca: um deles ganhou dois mil euros com um palpite improvável. O outro, cheio de auto-confiança, apostou mais 150 — e perdeu mais uma vez. Esse mesmo colega vai a outro se lamentar. Os dois haviam perdido a mesma quantia. E pior, junto com um outro grupo de uns quatro ou cinco amigos. "Só o D. deu sorte", comentou J. que queria ter feito a mesma aposta, mas desistiu por ser muito ousada.

A cena é meio banal, não acham. Se não fosse pelo grupo de amigos eu iria deixar passar batido, entretanto resume uma epidemia mais ampla. Em vez do bolão descomprometido entre amigos ou da loteria de domingo, o jogo agora é digital, interativo e constante. Não se aposta mais apenas no vencedor. O mercado oferece probabilidades em tempo real para tudo: número de escanteios, chutes ao gol, expulsões e passes errados. Em plataformas como Bet365, Blaze ou Betano, cada partida é um universo de micro-esperanças. Mais doido ainda, essas empresas estão estampadas em quase todos os clubes brasileiros. É impossível nunca ter lido um desses nomes.

Na Holanda, o mercado de apostas online foi legalizado em 2021. Hoje, mais de 1,2 milhão de contas estão ativas mensalmente. Entre 2023 e 2024, a perda média dos jogadores entre 18 e 23 anos foi de €48 mensais. Pode parecer pouco, mas essa faixa etária representa 11% da receita das casas, sendo apenas 9% da população adulta. Em outubro de 2024, o governo holandês interveio: impôs limites mensais de €300 para jovens e €700 para adultos. Para ultrapassar, é preciso comprovar renda. As medidas surtiram efeito. Em seis meses, a porcentagem de jogadores que perdiam mais de €1.000 por mês caiu de 4% para 1,2%. As perdas médias totais por conta recuaram de €117 para €83. Ao mesmo tempo, mais de 87 mil pessoas se registraram no sistema Cruks, que bloqueia apostas em todos os sites licenciados.

Mas, como uma represa que racha, a pressão migrou para onde não há contenção. Em 2025, a Autoridade de Jogos da Holanda estimou que metade do dinheiro total apostado já corre em sites ilegais. Essas plataformas ignoram limites, distribuem bônus generosos e operam de paraísos fiscais como Curaçao e Gibraltar.
No Brasil, o cenário é mais turvo e mais vasto. As apostas esportivas foram legalizadas em 2018, mas só começaram a ser regulamentadas em dezembro de 2023 com a Lei 14.790. Em 2024, os brasileiros apostaram R$ 240 bilhões. A Confederação Nacional do Comércio estima que o varejo perdeu R$ 103 bilhões em faturamento por conta disso. Boa parte desse dinheiro não circula por plataformas nacionais: flui para sites estrangeiros, via Pix, carteiras digitais e apostas em tempo real.
Um levantamento da Anbima com o Datafolha, realizado em abril de 2025, mostrou que 23 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma aposta online em 2024. O gasto médio mensal foi de R$ 216. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a prática é tão comum quanto pedir um lanche por aplicativo. Quase 10% apresentam sinais de dependência. Mais de 70% dizem perder mais do que ganham. E cerca de 20% dos beneficiários do Bolsa Família usaram parte do benefício para apostar, segundo dados obtidos pelo Banco Central em 2024.


A diferença entre Brasil e Holanda não está apenas na legislação, mas na capacidade de fiscalizar e de oferecer proteção real. Enquanto na Holanda se exige documentação para apostar mais, no Brasil a realidade é outra: não há limite algum para o quanto se pode perder numa noite.

No fim, a lógica emocional das apostas é parecida nos dois países: o jogo oferece uma ilusão de controle, um prazer imediato e uma promessa silenciosa de redenção. "Se eu tivesse apostado diferente...", pensa o holandês. "Se o Vini Jr tivesse feito o gol...". Como se a próxima rodada fosse mais justa. Mais favorável. Mais sua. E assim, entre derrotas quase certas e vitórias acidentais, o dinheiro vai embora, euro a euro, real a real.

Alias... se você chegou aqui e viu esse ser laranja, ficou indignado como os jogadores do Chelsea e disse pra si mesmo... "o que esse otario ta fazendo aí?". Lembre- se, tamo junto e misturado! 







Reacties

Populaire posts van deze blog

O Brasil se digitalizou antes de se alfabetizar (por Frederico Ileck)

Entre memes e desinformação, o país da internet rápida e da escola lenta tropeça no próprio atraso Em 2024, o Brasil contava com mais de 84% da população conectada à internet — mais de 181 milhões de pessoas com acesso à web, de acordo com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Em contrapartida, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua ude Educação, cerca de 11 milhões de brasileiros ainda são analfabetos — o equivalente à população de Portugal. Pior: se considerarmos os semianalfabetos, que conseguem juntar letras mas não compreendem o que leem, o número salta para quase 38 milhões de pessoas, conforme estimativas do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional). A matemática é simples e assombrosa: temos mais brasileiros conectados do que alfabetizados. A frase, que pode parecer exagerada, é uma síntese cruel do Brasil contemporâneo: um país onde o acesso à internet precedeu o acesso à compreensão. Um país onde os dedos navegam a...

Alli Willow e o ofício de existir em cena (por Frederico Ileck)

O Festival de Cinema de Rotterdam terminou esta semana e, entre tantos filmes, um trailer em especial me chamou a atenção: o de Yellow Cake. Em poucos segundos, a presença de Tânia Maria, com sua espontaneidade quase desarmante, já tornava o filme mais interessante do que o esperado. Logo depois, surge outra atriz, com um inglês polido, quase impecável. “Já vi esse rosto em algum lugar”, pensei. Fui aos créditos e lá estava: Alli Willow. Para minha surpresa, era a mesma atriz de Bacurau e de outras produções nacionais recentes — muitas delas, surpreendentemente boas. Foram poucos segundos de imagem, mas suficientes para reativar uma antiga paixão pelo cinema nacional. Fui atrás do contato da atriz e acabei conseguindo entrevistá-la. A impressão inicial se confirmou rapidamente: Alli Willow vem se consolidando como uma das presenças mais instigantes de sua geração. Ora, bastava digitar seu nome para que surgissem participações em séries e filmes — uma mais intere...

KALL MALX E O PLANO INFALÍVEL DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS (por Frederico Ileck)

Meu caros leitores, confesso sem pudor nenhum: sou um cartunista frustrado. Não de hoje. Já tentei de tudo pra vingar nessa arte nobre e ingrata, mas o mercado, a vida e minha caligrafia, meus péssimos rascunhos conspiraram contra mim. Entretanto, tenho meus eurekas. Momentos em que o cosmo e o Walter Mercado (ligue giá) me sopra uma ideia e eu, humilde servo da inspiração, pego o lápis e faço merda! Minha especialidade — se é que posso chamar assim — é misturar figuras monstruosas, filosóficas ou simplesmente patéticas com personagens de desenho animado. Já produzi obras que a posteridade ainda não soube apreciar: Mickey Myers (Mike Myers + Mickey Mouse); Dolly Kroeger (Dollynho seu amiguinho + Freddy Krueger); e o clássico Kall Malx (Cebolinha + Karl Marx), um filósofo revolucionário de planos Infalíveis. Pois bem. Estava eu revisitando o passado glorioso desta república de meu deus chamada Brazilzil quando me deparei com uma pérola da Veja de outubro de 1987. Um sargento de ...