Doorgaan naar hoofdcontent

O Espelho quebrado - Por [Fred Ilek]

Há um momento, quase inevitável na vida de todos nós, em que nos deparamos com a pergunta: quem sou eu, de verdade? A resposta, muitas vezes, é um mosaico de desejos, expectativas e medos. Mas e quando essa resposta é construída não a partir do que somos, mas do que gostaríamos de ser? Ou pior, do que achamos que os outros esperam que sejamos? O resultado é uma fratura interna, uma dissonância entre a persona que apresentamos ao mundo e a pessoa que, no fundo, sabemos que somos.  

A filosofia, desde sempre, se debruça sobre essa questão. Sartre, em O Ser e o Nada, fala da "má-fé", um estado em que o indivíduo nega sua própria liberdade e responsabilidade, escolhendo viver uma ilusão. Para Sartre, a má-fé é uma forma de autoengano, em que a pessoa se esconde de si mesma, assumindo papéis que não condizem com sua essência. É como se colocássemos uma máscara tão colada ao rosto que, ao tentar removê-la, arrancássemos parte da pele.  


Mas por que fazemos isso? Por que insistimos em nos transformar em algo que não somos? A resposta pode estar na pressão social, na busca por aceitação ou no medo de encarar nossas próprias fragilidades. Sigmund Freud, em seus estudos sobre o inconsciente, já apontava que a mente humana é um campo de batalha entre desejos reprimidos e as demandas da realidade. Quando tentamos ser quem não somos, estamos, na verdade, tentando conciliar esses dois mundos: o que queremos e o que o mundo espera de nós.  

O problema é que, cedo ou tarde, a realidade bate à porta. E ela não vem sozinha: traz consigo um espelho. Não aquele espelho benevolente, que nos mostra apenas o que queremos ver — cabelos impecáveis, sorriso perfeito, a persona que construímos com tanto esmero. Não. Esse espelho é implacável. Ele reflete as rachaduras, as imperfeições, as contradições. E é aí que o conflito explode.  


Jacques Lacan, em sua teoria do estágio do espelho, fala sobre o momento em que a criança se reconhece pela primeira vez no reflexo. Esse reconhecimento, no entanto, não é pleno: há sempre uma lacuna entre o que vemos e o que somos. Essa lacuna, para Lacan, é o cerne da nossa identidade. Quando tentamos ser quem não somos, essa lacuna se amplia, e o abismo entre a persona e o eu verdadeiro se torna insustentável.  

A realidade, quando confrontada, age como um espelho quebrado. Cada fragmento reflete uma parte de nós, mas nunca o todo. E é nesse momento que a imaginação, antes nossa aliada, vira nossa inimiga. Porque a imaginação nos permite criar mundos inteiros, nos permite ser heróis, vilões, amantes, gênios. Mas ela também nos cega. Nos faz acreditar que podemos ser o que não somos, que podemos escapar de nós mesmos.  


E quando a realidade nos confronta, o choque é inevitável. É como acordar de um sonho lúcido e perceber que o chão sob nossos pés não é tão sólido quanto parecia. Friedrich Nietzsche, em Assim Falou Zaratustra, alerta: "Torna-te quem tu és." Mas como fazer isso quando passamos tanto tempo tentando ser outra coisa?  

A resposta, talvez, esteja na aceitação. Aceitar que somos imperfeitos, contraditórios, humanos. Aceitar que a persona que criamos para o mundo é apenas uma parte de nós, não a totalidade. E, acima de tudo, aceitar que o espelho, por mais implacável que seja, é nosso maior aliado. Porque só quando encaramos o que realmente somos podemos começar a mudar — não para nos tornarmos outra pessoa, mas para nos tornarmos mais nós mesmos.  


No fim das contas, a vida não é sobre ser quem não somos, mas sobre descobrir quem somos — e ter coragem de viver com essa descoberta, por mais assustadora que seja. Como dizia Carl Jung, "Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda." Talvez seja hora de acordarmos.  

Referências:  
- SARTRE, Jean-Paul. O Ser e o Nada.  
- FREUD, Sigmund. A Interpretação dos Sonhos.  
- LACAN, Jacques. O Estádio do Espelho.  
- NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra.  
- JUNG, Carl. O Homem e Seus Símbolos.


Reacties

Populaire posts van deze blog

O Brasil se digitalizou antes de se alfabetizar (por Frederico Ileck)

Entre memes e desinformação, o país da internet rápida e da escola lenta tropeça no próprio atraso Em 2024, o Brasil contava com mais de 84% da população conectada à internet — mais de 181 milhões de pessoas com acesso à web, de acordo com o Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Em contrapartida, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua ude Educação, cerca de 11 milhões de brasileiros ainda são analfabetos — o equivalente à população de Portugal. Pior: se considerarmos os semianalfabetos, que conseguem juntar letras mas não compreendem o que leem, o número salta para quase 38 milhões de pessoas, conforme estimativas do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional). A matemática é simples e assombrosa: temos mais brasileiros conectados do que alfabetizados. A frase, que pode parecer exagerada, é uma síntese cruel do Brasil contemporâneo: um país onde o acesso à internet precedeu o acesso à compreensão. Um país onde os dedos navegam a...

Alli Willow e o ofício de existir em cena (por Frederico Ileck)

O Festival de Cinema de Rotterdam terminou esta semana e, entre tantos filmes, um trailer em especial me chamou a atenção: o de Yellow Cake. Em poucos segundos, a presença de Tânia Maria, com sua espontaneidade quase desarmante, já tornava o filme mais interessante do que o esperado. Logo depois, surge outra atriz, com um inglês polido, quase impecável. “Já vi esse rosto em algum lugar”, pensei. Fui aos créditos e lá estava: Alli Willow. Para minha surpresa, era a mesma atriz de Bacurau e de outras produções nacionais recentes — muitas delas, surpreendentemente boas. Foram poucos segundos de imagem, mas suficientes para reativar uma antiga paixão pelo cinema nacional. Fui atrás do contato da atriz e acabei conseguindo entrevistá-la. A impressão inicial se confirmou rapidamente: Alli Willow vem se consolidando como uma das presenças mais instigantes de sua geração. Ora, bastava digitar seu nome para que surgissem participações em séries e filmes — uma mais intere...

KALL MALX E O PLANO INFALÍVEL DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS (por Frederico Ileck)

Meu caros leitores, confesso sem pudor nenhum: sou um cartunista frustrado. Não de hoje. Já tentei de tudo pra vingar nessa arte nobre e ingrata, mas o mercado, a vida e minha caligrafia, meus péssimos rascunhos conspiraram contra mim. Entretanto, tenho meus eurekas. Momentos em que o cosmo e o Walter Mercado (ligue giá) me sopra uma ideia e eu, humilde servo da inspiração, pego o lápis e faço merda! Minha especialidade — se é que posso chamar assim — é misturar figuras monstruosas, filosóficas ou simplesmente patéticas com personagens de desenho animado. Já produzi obras que a posteridade ainda não soube apreciar: Mickey Myers (Mike Myers + Mickey Mouse); Dolly Kroeger (Dollynho seu amiguinho + Freddy Krueger); e o clássico Kall Malx (Cebolinha + Karl Marx), um filósofo revolucionário de planos Infalíveis. Pois bem. Estava eu revisitando o passado glorioso desta república de meu deus chamada Brazilzil quando me deparei com uma pérola da Veja de outubro de 1987. Um sargento de ...